quarta-feira, 18 de abril de 2012

PARA OS FANÁTICOS POR REFRIGERANTE!

Saiba o que acontece dentro do corpo


É sabido que não faz bem à saúde tomar refrigerantes em excesso. A bebida não contém nenhum valor nutricional e está repleta de cafeína, corantes e conservantes, além de altas taxas de açúcar. As versões light, apesar de estarem livres da substância, contêm adoçantes artificiais, cujo consumo também não traz benefícios ao corpo.
Os refrigerantes produzem uma verdadeira revolução no organismo e, em apenas uma hora, conseguem alterar a pressão, levar embora nutrientes essenciais para o organismo e ainda ajudam o corpo a acumular gordura. Saiba o que acontece desde o momento que a bebida entra na boca, até 60 minutos depois, segundo a nutricionista Andrezza Botelho, de São Paulo.
Primeiros 10 minutos: quando se toma uma lata de refrigerante (350 ml), cerca de 10 colheres de chá de açúcar chegam ao estômago, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente. O doce seria extremo e poderia causar até vômitos, mas isso não acontece devido à presença do ácido fosfórico que reduz esse gosto.
20 minutos: o nível de açúcar no sangue está em excesso, forçando uma grande liberação de insulina pelo pâncreas, hormônio que facilita a entrada da energia em nossas células. Como há uma descarga grande de açúcar, ácido fosfórico e inúmeras toxinas, o fígado fica sobrecarregado, transformando o açúcar que recebe em gordura.
40 minutos: a absorção da cafeína presente na bebida está completa. As pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar no sangue. Os receptores de adenosina, que controla a energia no organismo, no cérebro são bloqueados para evitar tonturas.
45 minutos: o corpo aumenta a produção do neurotransmissor dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. Fisicamente é a mesma reação provocada pela heroína.
50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, acelerando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.
60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que eliminará cálcio, magnésio e zinco, nutrientes essenciais para o funcionamento de vários órgãos, como coração, e ossos. Conforme vai reduzindo a satisfação proporcionada pelo açúcar e cafeína, inicia-se uma queda dos níveis de açúcar no sangue. Você começa a ficar irritadiço ou sonolento.

sábado, 14 de abril de 2012

VALE A PENA FICAR POR DENTRO!


O que são suplementos alimentares?
Como o próprio nome indica, suplementos alimentares são vitaminas, minerais, compostos
vegetais, aminoácidos, etc, utilizados pelo homem com a finalidade de complementar ou suplementar
suas necessidades nutricionais. Suplementos são indicados a praticantes de atividade
física, atletas, pessoas que desejam ganhar massa muscular, perder peso ou que simplesmente
necessitam de uma dieta específica para melhorar seu estado de saúde. Dentre os mais consumidos
estão proteínas, aminoácidos, hipercalóricos e carboidratos.

Suplemento é um tipo de anabolizante?
Para que possamos esclarecer adequadamente essa dúvida, é necessário que entendamos o
significado da palavra anabolizante.
ANABOLIZANTE: substância que promove a incorporação de proteínas ao organismo, acarretando
um aumento de massa muscular.
Podemos, então, dizer que todos os nutrientes que ingerimos são anabolizantes (tanto alimentos
como arroz, feijão e carne, quanto suplementos alimentares), pois todos contribuem para o
aumento da massa muscular.
Entretanto, existem no mercado os chamados anabolizantes esteróides. Tais substâncias são
medicamentos sintéticos que alteram o metabolismo. Como toda droga, os anabolizantes sintéticos
só devem ser utilizados para fins terapêuticos, uma vez que seu uso indiscriminado pode levar
ao comprometimento da saúde. O consumo de anabolizantes esteróides por praticantes de
atividade física é proibido
 e, dependendo das quantidades administradas, pode causar danos
irreversíveis ao organismo.


Portanto, fique alerta: O suplemento alimentar é um reforço à sua dieta, enquanto anabolizantes
esteróides sintéticos são substâncias cujo uso está restrito à prescrição médica.

Classificação dos suplementos alimentares:

Repositores hidroeletrolíticos:
São produtos com concentrações variadas de carboidratos e eletrólitos (cloreto e sódio), que podem ter a adição de vitaminas e/ou minerais, com o objetivo de repor o líquido e sais perdidos na transpiração, durante a prática de exercícios. 

Por serem excelente fonte de líquido e de fácil aceitação - devido ao agradável sabor - são regularmente utilizadas em condições ambientais de calor, mesmo na ausência de atividade física.

Repositores Energéticos: 
São produtos que apresentam no mínimo 90% de carboidratos em sua composição, podendo ser acrescidos de vitaminas e minerais, com a finalidade de manter os níveis adequados de energia para  atletas (repositor energético).


Alimentos Protéicos:
São produtos com a predominância de proteínas (no mínimo 51%), sendo que existe a obrigatoriedade de que pelo menos 65% seja de alto valor biológico (as provenientes de alimentos de origem animal são as melhores fontes  - leite e  ovos principalmente). Estes produtos podem conter carboidratos e gordura, desde que o somatório energético  de  ambos não ultrapasse o das proteínas. Evitam a perda de massa magra.
Alimentos Compensadores:
São produtos que devem conter concentração variada de macronutrientes  proteínas, carboidratos e gorduras), visando a adequação  destes nutrientes na dieta de praticantes de atividade física. 
Portanto estes produtos se destinam a complementar a dieta de pessoas fisicamente ativas, que por algum motivo não consigam satisfazer suas necessidades energéticas, devido ao baixo consumo dos nutrientes citados.


Aminoácidos de Cadeia ramificada 
São constituídos dos três aminoádicos essenciais (aqueles que nosso corpo não fabrica e que portanto só podemos consumir através da alimentação) leucina, isoleucina e valina, que possuem ação energética no músculo esquelético. São consumidos principalmente pelospraticantes de atividade física de longa duração como corrida e ciclismo. São comercializados geralmente sob a forma de cápsulas ou comprimidos, segundo nossa legislação, devem constituir no mínimo 70% do produto.
São muito úteis na definição e construção muscular. Por isso, eles constituem os agentes que mais contribuem para a melhora da recuperação pós-treinamento e, consequentemente, para a performance física.


Pré hormonais 
Dentre os suplementos especiais são precursores de hormônios, fazendo com que a produção desses no organismo aumente. Os mais conhecidos são :

ANDROSTENEDIONE: É um hormônio precursor direto da testosterona e considerado como estando um degrau acima do DHEA. É naturalmente produzido no organismo. O aumento do nível de testosterona no organismo pelo seu uso é bem maior do que o aumento pelo uso de
DHEA. Porém alguns estudos a seu respeito revelaram que existem os efeitos androgênicos, comuns aos esteróides.

DHEA: Hormônio androgênico que aumenta o nível metabólico hormonal de produção de testosterona.
 Conseqüentemente aumentando a força e massa muscular.
        
PROHGH: O hormônio do crescimento (GH) é um hormônio liberado naturalmente pela glândula pituitária, ou seja, é produzido naturalmente pelo corpo. Após os 20 anos, sua produção começa a diminuir e atualmente já se sabe que os sintomas do envelhecimento estão diretamente ligados a esta diminuição. O hormônio do crescimento sofre rápida metabolização no fígado e produz IGF - 1, a qual é a substância responsável pelo aumento da massa muscular, diminuição do percentual de gordura, crescimento dos nervos e ossos. A administração de PROHGH estimula a produção de IGRF - 1 que retarda o processo de envelhecimento e reverte muitos dos problemas causados pela idade, inclusive a redução da massa muscular.
         
SUPER GROWTHER ENHANCER: Composto de aminoácidos de Arginina e Ornitina da Optimum. É um excelente suplemento. O ideal é tomá-lo 30 min. antes de malhar e 1 hora antes de dormir, com no mínimo 2 horas depois da última refeição. Seus princípios fazem a liberação do hormônio do crescimento pela glândula pituitária.
Hipercalóricos
São suplementos compostos por um mix de nutrientes (carboidratos,
proteínas e EFA'S), com a função de produzir energia e contribuir para o ganho de massa
muscular. As “massas”, como são popularmente conhecidas, ou shakes, são divididas em
índices calóricos de acordo com as necessidades do indivíduo. Os hipercalóricos também
podem ser usados como substitutos de refeições.

EFA'S
São suplementos à base de ácidos graxos essenciais (essential fatty acids, em
inglês). Os ácidos graxos são gorduras, cuja presença é fundamental em uma dieta
balanceada, uma vez que, ingeridas em quantidades adequadas, podem diminuir o
catabolismo celular e também regular os níveis de colesterol.

Específicos
São suplementos diferenciados desenvolvidos para necessidades mais
particulares de praticantes de atividade física. Apresentam formulações variadas e
auxiliam na definição e ganho de massa muscular.

CREATINA
Provém de 2 tipos de fontes, elas são:
EXÓGENA - ingestão de carnes,peixes e outros alimentos de origem animal;

ENDOGENO - formado no fígado,rins e pâncreas, a partir dos aminoáciodos glicina, arginina e metionina.
Objetivo dela é aumento de massa corporal, aumento de intensidade de treinamento
,restauração de energia.

SIGNIFICADO DAS CORES DOS ALIMENTOS


Estas substâncias, além de colorir desempenham, frequentemente, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.

Uma dieta colorida tem mais chances de ser mais saudável. Veja a seguir o que está por trás das cores dos alimentos:
Alimentos Brancos

Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo, porque:

1. Contribuem na formação e manutenção dos ossos.
2. Ajudam na regulação dos batimentos cardíacos.
3. São fundamentais para funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. 
Alimentos Vermelhos
O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja. Mais recentemente foi apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata. Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea.

Alimentos Amarelos

O mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são alimentos de cores amarela ou alaranjada que são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico. São substâncias que mantêm o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.

Para completar, eles também possuem beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.
Alimentos arroxeados
Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba ou repolho-roxo contêm ácido elágico, substância que:

1. Retarda o envelhecimento.
2. Neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético 
Alimentos verdes
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias com os seguintes efeitos: 
1. Desintoxicam as células.
2. Inibem os radicais livres — substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo.
3. Tem efeito anticancerígeno e ajudam a proteger o coração.
4. Protegem o cabelo e a pele. 
Alimentos marrons
As fibras e vitaminas do complexo B e E são, principalmente, encontradas nas nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, que por sua vez tem uma cor marrom. Tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo:

1. Melhoram o funcionamento do intestino;
2. Combatem a ansiedade e a depressão;
3. Previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.